quinta-feira, 11 de março de 2010

A "fórmula Schumi" de volta já no Domingo!


É já no próximo Domingo que terá início a nova temporada de Fórmula, a mais célebre modalidade do desporto automóvel. Este ano com várias novidades, que vão do calendário e das provas às novas equipas... e pilotos. Mas o momento mais esperado é, sem dúvida, o regresso de "Schumi".
Será nesta pista de Sakhir, no Bahrein, que Michael Schumacher matará as suas saudades e as dos adeptos dos seus bons momentos, muitos dos quais gloriosos, que passou ao longo da sua carreira na Fórmula 1, antes desta interrupção que agora termina. Não só é novidade para este ano o regresso do alemão à modalide como também não deixa de ser menos surpreendente a equipa que ele vai representar. Não é a Ferrari, não é a Renault, não é a... bem, é a MERCEDES! E não me estou a enganar, é mesmo a Mercedes!! Mas sobre esta construtora já falarei mais adiante... De facto Michael Schumacher voltou para tentar derrubar a sua antiga equipa, a construtora italiana Ferrari.
O calendário das provas também surgem este ano com algumas alterações. Se em 2009 houve 17 Grandes Prémios, na época de 2010 haverá mais dois. São os mesmos que em 2009 e ainda o circuito de Montreal, no Canadá, e o de Yeongam, na Coreia do Sul. Os sul-coreanos estreiam-se assim no calendário das provas de Fórmula 1 com o novinho circuito recentemente concluído. Inédito para esta temporada é a competição começar no Golfo Pérsico, com o GP Bahrein, contrariamente ao que era habitual, onde o início era com o GP Austrália. De referir que o poderio económico na Ásia tem vindo a crescer a olhos vistos, que este ano 7 dos 19 GP terão lugar neste continente! Só mais 2 GP separam esta marca do número de GP a realizar na Europa. É igualmente importante salientar que mais uma vez não haverá o GP dos EUA, que se costumava realizar no circuito de Indianapolis.
Outra novidade é o regresso do nome que mais furor suscitou em torno da Fórmula 1: SENNA!!! Bruno Senna, o sobrinho da velha glória Ayrton Senna, estreia-se neste patamar ao serviço da também estreante equipa HRT, a Hispania Racing Team. As outras estreias a nível das equipas são a McLaren e a Mercedes GP - estas duas separaram-se após longos anos unidos com o nome McLaren-Mercedes -, a Lotus, a Hispania e a Virgin. Surpresa é a ausência da marca campeã do ano passado, a Brawn GP, e também da histórica construtora nipónica Toyota. Quanto aos pilotos, este ano revela algumas "caras novas", muito associadas às novas escuderias. Mas também há quem tenha competido ao mais alto nível nas últimas temporadas e que este ano esteja de fora, como é o caso do finlandês Kimi Räikkönen.
Vamos então à constituição de todas as 12 equipas:

McLaren - Jenson Button (R.U.), Lewis Hamilton (R.U.)
Mercedes - Michael Schumacher (ALE), Nico Rosberg (ALE)
Red Bull - Sebastien Vettel (ALE), Mark Webber (AUS)
Ferrari - Felipe Massa (BRA), Fernando Alonso (ESP)
Williams - Rubens Barrichelo (BRA), Nico Hülkenberg (ALE)
Renault - Robert Kubica (POL), Vitaly Petrov (RUS)
Force India - Andrien Sutil (ALE), Vitantonio Liuzzi (ITA)
Toro Rosso - Sebastien Buemi (SUI), Jaime Alguersuari (ESP)
Lotus - Jarno Trulli (ITA), Heikki Kovalainen (FIN)
Hispania - Karun Chandhok (IND), Bruno Senna (BRA)
BMW Sauber - Pedro de la Rosa (ESP), Kamui Kobayashi (JAP)
Virgin - Timo Glock (ALE), Lucas di Grassi (BRA)
PS: Na primeira sessão de treinos livres, Adrien Sutil da Force India foi o mais rápido, seguindo-se Alonso, Kubica e Massa. Schumacher fez apenas o décimo tempo. É já este Sábado a fase de qualificação, e amanhã será o primeiro Grande Prémio que abrirá as portas à nova temporada que promete ser escaldante. A não perder...

Sem comentários:

Enviar um comentário