domingo, 14 de março de 2010

"BI" Contador!

Alberto Contador volta a estar nas bocas do mundo, depois de, hoje, ter garantido a sua segunda vitória no Paris/Nice. Amael Moinard venceu a última etapa da prova, decorrida em Nice.

Onze segundos de vantagem sobre o segundo classificado à partida para a tirada de hoje, Alejandro Valverde, foram suficientes para Alberto Contador gerir esforços e garantir a vitória, mais uma, no Paris/Nice.

Esta última etapa, que contou com 3 contagens de 1ª categoria e uma descida contínua depois da última e até à meta, foi vencida pelo francês Amael Moinard. O francês da Cofidis conseguiu superar, num sprint, o compatriota Thomas Voeckler, da BBox-Bouygues. Depois chegaram, com 3 segundos de atraso, 14 ciclistas, entre os quais Alejandro Valverde, Luis Leon Sanchez e... Alberto Contador! Valverde bem que tentou distanciar-se do espanhol da Astana, mas este já é uma grande "melga", no bom sentido, aqui no ciclismo. Nesta etapa, o português Tiago Machado, da RadioSchack, chegou em 47º lugar, com 2 minutos e 48 segundos de atraso.

Na geral, permaneceram intactos os 11 segundos que separavam os dois espanhóis, Contador e Valverde. O ciclista da Caisse d'Epargne também corria o risco de cair para 3º lugar, mas isso não aconteceu, pois o compatriota e companheiro de equipa Luis Leon Sanchez deixou a decisão final para Valverde e Contador. Estes foram os ocupantes do pódio, todos espanhóis. Mais impressionante, e prova do "domínio" espanhol nesta modalidade, foi a presença de 5 espanhóis nos 7 primeiros lugares da geral. Além destes já mencionados, Samuel Sanchez da Euskaltel-Euskadi e Joaquim Rodriguez da Katusha preencheram o 5º e 7º lugar, respectivamente. Roman Kreuziger da Liquigas e Jens Voigt da Saxo Bank foram os "intrusos". Tiago Machado ficou em 57º lugar, a 20'35'' de Contador.

A camisola verde, a dos pontos, foi para o jovem esloveno Peter Sagan da Liquigas, equanto que a camisola da montanha foi conseguida pelo francês Amael Moinard. A camisola branca, que premeia o melhor ciclista jovem, foi para o checo Roman Kreuziger (4º da geral). Já a melhor equipa foi a AG2R-La Mondiale, somando um total de 83h53'50'', menos 14 segundos que a segunda classificada, Cofidis. Apesar de ter garantido duas presenças no pódio, a Caisse D'Epargne não foi além do 4º lugar nesta vertente colectiva.

Esta competição serviu, entre muitas coisas, para preparar a Volta à França que terá lugar, "comme d'hab", em Julho. Mas também serviu para dar um aviso a Armstrong: Alberto Contador está em grande forma!!... (para bom entendedor, meia palavra basta)

Sem comentários:

Enviar um comentário