segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uma surpresa neste mundial

Quem olha de repente nem se apercebe da sua presença, e até há quem já a tenha no lote dos eliminados logo na fase de grupos. A Eslovénia marca presença, pela segunda vez na sua história, num Mundial de Futebol. Em 2002 não foi além da fase de grupos. Os eslovenos tiveram que recorrer ao play-off para chegar à África do Sul, depois de ultrapassar adversários como a República Checa, a Polónia e a Irlanda do Norte - a Eslováquia venceu o grupo.




Para muitos foi uma façanha impensável, mas a verdade é que a Eslovénia conseguiu ultrapassar no play-off a favorita Rússia. A equipa de Arshavin, Zhirkov, Pogrebnyak, Ankyfeev e companhia não foi suficiente para eliminar a equipa de Pecnik, atleta do Nacional da Madeira.

Depois de ter chumbado no teste da primeira mão, em Moscovo, a derrota por 2-1 abriu alguma esperança para a segunda mão, na medida em que um golo daria vantagem aos eslovenos. Foi isso que aconteceu. Em Maribor, um golo de Zlatko Dedic deu a vitória e o acesso à fase de grupos do Mundial da África do Sul.

Com isto, os Zmajceki (alcunha da selecção, que simboliza Dragões, em honra ao dragão que aparece no brazão da capital Ljubliana) conseguiram largar os lugares abaixo dos 40 no ranking da FIFA e catapultou para os primeiros 20, tendo alcançado a melhor classificação de sempre no mês de Abril atingindo o 23º lugar. Hoje está no 25º posto.

Agora a tarefa é mais complicada. No grupo C do Mundial, a Eslovénia tem pela frente a Inglaterra, os Estados Unidos e a Argélia. Não é fácil chegar ao 2º posto, pois à partida a equipa de Fabio Capello irá vencer o grupo, mas não é impossível. A Eslovénia, pode aproveitar o embate histórico entre ingleses e norte-americanos para, se vencer à Argélia, colocar pressão nestes que são os seus principais adversários e ganhar vantagem que é importante num mundial.

A Eslovénia começa então esta caminhada frente à Argélia, em Polokwane, depois joga com os E.U.A. no Ellis Park de Joanesburgo e, em Port Elizabeth, termina a fase de grupos frente à Inglaterra.

Não é, nem de perto nem de longe, favorita à passagem aos oitavos de final, mas num Mundial qualquer equipa deve ser levada em linha de conta, ainda para mais sabendo que deixou fora do certame a Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário