É a 29ª jornada, e é a que pode decidir tudo... ou não.
Às 20h15 de Domingo joga-se pelo título, pelo acesso à Liga dos Campeões, à Liga Europa e estará também em disputa a permanência. Benfica, Braga, Porto, Vitória de Guimarães, Nacional, Marítimo, Leiria, Leixões, Olhanense, Vitória de Setúbal, é o leque das equipas que militam no primeiro escalão do futebol português e que ainda nada têm garantido.
Começando de baixo para cima, o já condenado Belenenses terá pela frente a União de Leiria, sendo que a equipa de Lito Vidigal necessita de ganhar e ter a sorte de o Guimarães, Marítimo e Nacional perderem para poder na última jornada lutar taco-a-taco pela Liga Europa.
Quente poderá estar a temperatura, principalmente no Algarve, onde Olhanense e Leixões disputarão a permanência. A equipa de Jorge Costa tem mais 4 pontos que a de Fernando Castro Santos, o galego que há bem pouco tempo afirmou ainda acreditar na manutenção. Mas, de facto, a tarefa dos de Matosinhos não é nada fácil, pois para além de jogarem num campo difícil onde não vai faltar apoio à equipa da casa, tem na última jornada um embate contra... o Sporting!
Com os mesmos pontos que os algarvios está o Vitória de Setúbal, que viaja ao Funchal para defrontar o Marítimo nos Barreiros. A situação já não é tão crítica como antes, mas se o Leixões vencer e o Setúbal não ganhar, a posição da equipa de Manuel Fernandes pode ficar em risco, ainda que na 30ª jornada receba o despromovido Belenenses. Do outro lado estará um Marítimo à procura dos 3 pontos e à procura, por assim dizer, da derrota do eterno rival Nacional e também pelo desaire do Vitória de Guimarães e mesmo do Leiria.
Quem já tem a manutenção assegurada é a Académica de André Villas Boas. Os estudantes recebem o Nacional. A equipa de Manuel Machado pretende garantir novamente a presença nas competições europeias. Três pontos separam os madeirenses do Vitória.
E por falar neles, os vimaranenses têm pela frente uma deslocação difícil: a Vila do Conde. Mas se atendermos às prestações do Rio Ave nestas últimas jornadas, pode-se dizer que a deslocação não é tão díficil como é pintada. Uma coisa é certa, este jogo pode ser extremamente decisivo nas contas pela Europa: caso a equipa do próximo treinador do Sporting, Paulo Sérgio, vença o grupo de Carlos Brito, Marítimo e União de Leiria ficam automaticamente arredados do sonho em jogar na nova competição da UEFA. O Nacional só pode ir à Liga Europa se o Vitória não vencer nenhum dos últimos jogos. É que se o Vitória vencer um que seja, na melhor das hipóteses o Nacional acaba a época com os mesmos pontos que os vimaranenses e aí a vantagem vai para os no Minho, dado que têm uma diferença de golos menos negativa que a turma da Choupana. Seria este o critério de desempate, porque no confronto directo, o Nacional venceu em casa por 2-0, tal como o Guimarães em sua casa.
O Sporting já tem garantida a presença na Liga Europa, mas precisa de um ponto para assegurar a quarta posição. Esse ponto pode ser já conquistado no jogo em casa com a Naval, já tranquilíssima no décimo lugar.
Ainda ao rubro anda a luta pelo título. O Benfica precisa de um único ponto para se sagrar já campeão, mas para tal acontecer terá de roubar 2 pontos... ao FCPorto, em pleno Estádio do Dragão. O FCPorto também vive dias de esperança, esperança em chegar ao segundo lugar, que dá acesso à eliminatória da Champions League. Para tal tem de vencer o Benfica e depois a União de Leiria e contar no máximo com um empate do Braga. Se o Braga vencer o Paços de Ferreira os dragões dizem adeus à Liga milionária. Se o Braga empatar ou perder, dirá também o adeus ao título e o Benfica será campeão.
O jogo decisivo, Porto-Benfica, será arbitrado pelo "trio maravilha" da arbitragem portuguesa: Olegário Benquerença, José Cardinal e Bertino Miranda, sendo Cosme Machado o 4º árbitro. No estádio AXA estarão João Ferreira, Luís Ramos e Pais António, e o 4º árbitro será Jorge Tavares.
Jogos à mesma hora significa emoção até ao último minuto, significa que qualquer segundo pode fazer a diferença, significa que não poderão ser combinados resultados. É uma jornada a não perder, que terá na RTP1 o Sporting-Naval, e nos vários canais da Sporttv o Porto-Benfica, o Braga-Paços, o Rio Ave-Guimarães e o Académica-Nacional.
Dizia o outro que prognósticos só no fim do jogo, pois então vêmo-nos perante uma situação extrema em que qualquer aposta é um risco, em que o improvável pode vir a acontecer, quem sabe.
Se quiserem façam como eu farei seguramente: colar os ouvidos à rádio e ouvir os relatos do início ao fim, receita onde toneladas de emoção não vão faltar.

Sem comentários:
Enviar um comentário