quinta-feira, 15 de abril de 2010

TEJ On-line. Jornalismo Assistido por Computador.

Inicialmente o tema que pretendia abordar era o futebol. Mas depois mudei para o ciclismo. Esta modalidade tem vindo a cativar cada vez mais pessoas, quer para a prática desportiva, quer para assistir ao vivo nas ruas, quer para assistir em casa na televisão. Recordo que a Volta à França em bicicleta de 2009 quebrou recordes de assistência nas ruas e na televisão, em todo o mundo.
Mas o Tour é lá mais para o Verão. Por agora temos as clássicas de um dia que trazem sempre enorme expectativa, quer em torno do seu traçado, sempre diferente, quer em torno do vencedor, pois é muito difícil prever que vencerá uma Amstel Gold Race, ou um Paris-Roubaix, etc.
E é precisamente sobre esta última prova, que liga a capital francesa a Roubaix, que recai este meu exercício de JAC.
Os endereços electrónico que escolhi para o exercício foram os seguintes:


Passo agora a justificar as minhas opções.

Primeiro, e como não podia deixar de ser, devo ter em linha de conta o site oficial da competição. O site indicado em primeiro lugar tem informações que mais nenhum outro tem, como por exemplo o perfil da etapa, os locais mais propícios a eventuais ataques dos ciclistas, todos os pormenores relacionados com as contagens de montanha ou de sprint, bem como as zonas de assistência alimentar. É neste site que encontramos as constituição detalhada de todas as equipas que alinham nas provas, o número do dorsal de cada ciclista. Passo a passo, segue-se em directo todas as ocorrências ao longo das tiradas e poucos segundos após a chegada dos primeiros já está disponível a classificação provisória e instantes depois já é actualizada a classificação geral. O letour.fr publica também dezenas de fotografias.


O vencedor do Paris-Roubaix foi o suiço Fabian Cancellara, que milita na equipa dinamarquesa Saxo Bank. Por isso, é a minha segunda opção o sítio oficial da Saxo Bank, onde encontro declarações oficiais do Cancellara, bem como de um dos directores do grupo dinamarquês, Bjarne Riis, e de um outro ciclista da equipa, que se viu forçado a abandonar a prova, Matti Breschel. Acabei por encontrar também uma tabela que mostra as 4 vitórias de Fabian Cancellara já amealhadas nesta temporada de 2010. Também podemos encontrar o desempenho de todos os ciclistas da equipa, algo que até pode ajudar a prever que atletas levará a Saxo Bank à Volta à Itália, que arranca já no próximo dia 8 de Maio.

Falar de ciclismo e não falar da Gazzetta dello Sport é quase um "pecado". Este famosíssimo jornal desportivo italiano é, do meu ponto de vista, o mais sério e mais completo na análise ao ciclismo. É uma modalidade muito abordada exaustivamente pelos jornalistas. Na página electrónica do jornal cor-de-rosa encontramos uma secção de ciclismo onde, na parte do Paris-Roubaix, consta todo o relato em tempo real do que vai se passando na etapa. São informações preciosíssimas que permitem perceber qual foi o momento decisivo no desfecho da prova; qual a altura crucial que levou Cancellara à vitória.

Também atribuo grande importância ao site da Eurosport. Primeiro porque é um canal internacional, de "nacionalidade" francesa; logo deverá ter uma abordagem fidedigna sobre esta competição. Depois porque é uma prova sempre acompanhada em directo na Eurosport, aqui em Portugal e, como tal, dispõe de comentários pertinentes e claros dos especialistas da casa.

Por fim decidi optar pelo site da UCI, a União Ciclista Internacional, não pelos dados da competição, porque estes estão dirigidos para a página letour.fr, mas sim pelas classificações individuais e colectivas do ciclismo profissional, o ranking mundial de pro-tour. São informações úteis que complementam todas as anteriores.

Como é perceptível, eu tenho enorme confiança nestas moradas da web e não tenho a mínima dúvida de que toda a informação é credível e verídica.

Sem comentários:

Enviar um comentário