sábado, 1 de maio de 2010

Sábado de altas temperaturas na Liga Vitalis.

Às 17h30 deste Sábado vão começar os 8 jogos desta 29ª jornada da Liga Vitalis. Está por decidir a promoção à Liga Sagres e a despromoção à II Divisão. O encontro de Santa Maria da Feira é o prato forte da ementa de hoje.


Jorge Sousa, da AFPorto, foi o árbitro designado para dirigir este encontro entre o Feirense e a Oliveirense. A equipa de Sta Maria da Feira está no 5º lugar com 46 pontos, enquanto que o conjunto de Oliveira de Azeméis é líder da classificação com 49. Ou seja, além de ser perceptível que os 5 primeiros estão separados apenas por 3 pontos, também é visível que, caso a Oliveirense sair vitoriosa da partida poderá garantir já a subida de escalão. Mas para isso é preciso que o Beira-Mar ou o Portimonense sejam derrotados nos seus encontros.

Em Portimão, o encontro entre o Portimonense e o Varzim tem uma importância extrema nas contas do campeonato. É que por um lado está o Portimonense que precisa de vencer para não olhar de longe os lugares cimeiros, e do outro lado está o Varzim que tem apenas um ponto de vantagem sobre o Sporting da Covilhã, primeira equipa abaixo da linha de água. E caso a distância se manter, pois bem, teremos um escaldante Varzim-Covilhã na última jornada.

O Beira-Mar joga hoje na Vila das Aves. Os aveirenses podem ter a tarefa menos dificultada, na medida em que o adversário já não luta por nenhum objectivo, pois há muito que assegurou a manutenção e está a 10 pontos dos lugares de acesso à I Liga.

Na cidade dos galos, o Santa Clara tem de vencer se quiser subir de divisão. Se os açorianos perderem com o Gil Vicente e se dois dos que vão à sua frente (Oliv., B-M., Portim.) vencerem, o Santa Clara dirá mais uma vez adeus aos grandes palcos, depois de uma época onde esteve na liderança e acabou por não subir. Os gilistas estão tranquilíssimos no 11º posto.

António Guterres, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior ainda ontem, pode muito bem ficar na Covilhã para assistir ao escaldante Covilhã-Chaves. Um ponto separam ambas as equipas que ainda lutam pela permanência. Se o Chaves vencer assegura a manutenção, o que já não pode acontecer caso seja a equipa da casa a triunfar.

Fátima-Estoril, Penafiel-Trofense e Carregado-Freamunde, são os restantes jogos que já nada decidem.

Ao fim da tarde já pode estar tudo decidido nesta sempre imprevisível Liga Vitalis. Se a Oliveirense e o Beira-Mar vencerem e o Portimonense e Santa Clara perderem, serão os de Oliveira de Azeméis e os de Aveiro a comemorar a subida de escalão. Se o Varzim e o Chaves ganharem os respectivos jogos, o Covilhã descerá à II Divisão, acompanhado pelo já condenado Carregado.

Mas não vale a pena colocar hipóteses, pois esta Liga de Honra já nos mostrou que tudo pode mudar quando menos se esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário